Digam aos países do G20:
Em julho, as autoridades que controlam os orçamentos dos 20 países mais ricos do mundo vão se reunir para discutir como gastarão trilhões em dinheiro público na recuperação da economia e em pacotes de estímulo.
Elas vão optar pela forma habitual de socorrer indústrias e sistemas falidos que lideram a desigualdade global, a injustiça racial e a crise climática? Sim, a menos que exijamos mais.
Paradigmas estão mudando rápido à medida que as crises da injustiça racial, da pandemia, da desigualdade e do colapso climático nos impactam simultaneamente. Precisamos de emprego e de saúde pública – e exigimos justiça.
Este momento histórico demanda uma resposta diferente de todos nós. Os ministros de Finanças dos países do G20 controlam os recursos que podem ser destinados a uma recuperação justa que combata essas crises de forma conjunta. Eles também controlam a “dívida” impagável e eterna dos países que justamente precisam de mais apoio para lidar com a pandemia e a crise climática, cujas populações foram escravizadas e colonizadas sem, até agora, receberem justiça ou reparações.
Nosso dinheiro, nossas vidas e o nosso futuro estão em jogo. Por isso, exigimos mais.
Prezados/as ministros/as do G20,
Ao se reunirem neste mês de julho, as senhoras e os senhores detêm o poder de mudar o curso da história. Suas decisões podem colocar o mundo nos trilhos para uma recuperação justa e segura diante de crises que se relacionam e impactam todos nós ao mesmo tempo: injustiça racial, pandemia, crise econômica e colapso climático.
Nós exigimos que vocês façam mais. Precisamos de empregos e investimentos em nossas comunidades. Necessitamos saúde pública, habitação, transporte sustentável, assistência social e formas dignas de sustento. Exigimos justiça.
Enquanto estiverem elaborando estímulos e socorros financeiros sem paralelo na história, saibam que esse momento exige uma resposta igualmente sem precedentes.
Pessoas em todo o mundo estão fartas de sistemas falidos e de indústrias extrativistas agonizantes que lideram a desigualdade global, a injustiça racial e a crise climática. Não deixaremos que vocês desperdicem nossa chance de termos um futuro melhor. Nosso dinheiro, nossas vidas e o nosso futuro estão em jogo.