Amazônia livre de petróleo e gás
Dos mais de 20 bilhões de dólares investidos, 46% de todo o financiamento direto a operações de exploração de petróleo e gás na Amazônia é responsabilidade de apenas 6 bancos: Citibank, JPMorgan Chase, Itaú Unibanco, Santander, Bank of America e HSBC.
Não podemos aceitar que esses bancos lucrem dizendo que são sustentáveis enquanto, na verdade, lucram investindo em petróleo e gás na Amazônia.
São os bilhões vindos desses bancos que financiam as contínuas ameaças que as comunidades indígenas e tradicionais da Amazônia estão sofrendo. Esses bilhões deveriam ser investidos para descarbonizar e promover uma transição energética justa na Amazônia, ao invés de transformá-la em uma bomba de carbono.
Chegou a hora de dar um basta nesses financiamentos.
“Não podemos ver a Amazônia apenas como um produto de grande comércio. Não é aceitável que projetos de prospecção de petróleo e gás tenham um valor maior que uma vida.” - Cacique Ninawa Inu Bake Huni Kui, líder do povo Huni Kui
Assine a petição e exija que os bancos abandonem imediatamente os investimentos em exploração de petróleo e gás na Amazônia!