Mesmo após a adoção do Acordo de Paris em 2015, o financiamento dos principais bancos do mundo destinado aos combustíveis fósseis aumenta a cada ano. Enquanto o dinheiro seguir sendo injetado em novos projetos vinculados aos combustíveis fósseis, nunca teremos a chance de uma transição justa para longe do caos climático. Acabar com o financiamento dos combustíveis fósseis é um primeiro passo vital para a construção de um futuro com declínio rápido e sustentado do uso de combustíveis fósseis, em um caminho compatível com a meta de 1,5 °C na média do aquecimento global..
O movimento climático está deixando claro que, ao aumentar o financiamento de combustíveis fósseis, bancos e outros financiadores são responsáveis por um risco extremamente alto, de grandes danos ao planeta e às pessoas - ou seja, os bancos e o setor financeiro em geral têm uma enorme responsabilidade em relação ao clima.
É por isso que, em muitos países, surgem campanhas exigindo que bancos, ministros de finanças e governos acabem com o financiamento dos combustíveis fósseis. Some a sua força à pressão pública sobre essas instituições para que elas façam a coisa certa: comprometam-se a adotar medidas contra as instituições que financiam os desastres climáticos. Leia mais