A Colômbia deu um importante passo ao reconhecer oficialmente que os povos indígenas da Amazônia colombiana têm o direito de proteger suas próprias terras.
No entanto, as comunidades indígenas em outros países amazônicos ainda não possuem esses mesmos direitos. Em alguns casos, elas nem sequer têm voz nas decisões que determinam o futuro da floresta amazônica, onde vivem e consideram seu lar.
Peça aos líderes dos países da América Latina que sigam o exemplo da Colômbia e garantam às comunidades indígenas o poder de proteger nossa rica e vital natureza.
Aos líderes da América Latina,
A floresta amazônica é uma das regiões mais importantes do planeta — ela é fundamental no combate à crise climática, sendo uma das poucas áreas que ainda conseguem absorver e armazenar grandes quantidades de carbono, ajudando a reduzir o aquecimento global.
O governo colombiano tomou uma decisão histórica ao conceder às comunidades indígenas o direito de gerir suas próprias terras, o que as transforma em parceiras essenciais na formulação de políticas ambientais. Essa medida fortalece a capacidade dessas comunidades de proteger e preservar seus territórios.[1]
A Amazônia é lar de muitas outras comunidades indígenas, e grande parte delas ainda não tem espaço nas discussões e decisões que impactam diretamente suas terras e o futuro da floresta.
Este ano, as comunidades indígenas enfrentaram incêndios devastadores na Amazônia, agravados pela crise climática, pela seca prolongada e pelo desmatamento desenfreado.[2] O conhecimento ancestral desses povos poderia ter sido fundamental para mitigar os impactos e proteger melhor essa floresta tão essencial.
Uma transição energética justa e sustentável precisa, obrigatoriamente, incluir a participação ativa e o protagonismo das comunidades indígenas e de base. Os princípios do Consentimento Livre, Prévio e Informado devem ser respeitados.
Por isso, pedimos que sigam o exemplo da Colômbia e garantam às comunidades indígenas o direito legal de proteger suas próprias terras!
Fontes:
[1] Extreme drought wrecks rivers and daily life in Amazon’s most burnt Indigenous land, Mongabay News (18 Oct 2024)
[2] Worst drought on record is drying up Amazon rivers as wildfires rage on, The Independent (18 Sept 2024)