O ano de 2016 foi o mais quente já registrado na história. De um calor recorde e inundações e secas severas a tempestades cada vez mais fortes e frequentes, o impacto das mudanças climáticas continua afetando os meios de subsistência de comunidades em todo o mundo e ameaça, de maneira desproporcional, aqueles que menos contribuem para a crise. Tudo isso está acontecendo em um ritmo e magnitude muito além das previsões científicas.
Nós sabemos quem são os responsáveis: nos últimos cinquenta anos, a indústria dos combustíveis fósseis sabia que estava perpetuando a crise climática. As empresas de combustíveis fósseis passaram décadas financiando grupos que negam a existência das mudanças climáticas e organizando uma campanha enganadora para impedir a ação climática. O investimento contínuo na indústria dos combustíveis fósseis financia os impactos climáticos.
Governos, universidades, organizações religiosas, instituições culturais, indivíduos e tantos outros devem continuar a retirar seus investimentos e cortar os laços com essa indústria desonesta a fim de frear os piores impactos das mudanças climáticas. Devemos usar todas as ferramentas de nosso arsenal para agir contra a crise climática.
Os impactos das mudanças climáticas estão nos levando a um território desconhecido. A ação climática dos governos não está acontecendo em um ritmo rápido o suficiente para evitar os piores impactos da crise climática. O desinvestimento é uma forma concreta de agilizar uma resposta e construir ativamente o mundo de que precisamos, onde as pessoas e o planeta estejam protegidos.
Por isso, precisamos que você se una a milhares de pessoas nesse crescente movimento, de 5 a 13 de maio, durante a Mobilização Global pelo Desinvestimento para agir e exigir que instituições e indivíduos façam o que é necessário para a ação climática: desinvestir dos combustíveis fósseis.
Na Mobilização Global pelo Desinvestimento, desafiaremos a licença social que permite a operação da indústria de combustíveis fósseis e enfrentaremos essa ameaça climática antes que seja tarde demais. Juntos, deixaremos os combustíveis fósseis apenas na história.