Amazônia livre de petróleo e gás
Assine a petição e pressione o presidente Lula para excluir a Amazônia das áreas de exploração de petróleo e gás.
Lula afirma que temos que utilizar o petróleo para fazer a nossa transição energética – uma grande falácia. O governo segue pressionando publicamente o IBAMA para autorizar a Petrobras a perfurar poços em busca de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas.
Em 2025, o Brasil vai sediar a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30) e o posicionamento do presidente Lula é contraditório. Ele quer se lançar como liderança climática global, mas defende a destruição da Amazônia.
Assine já a petição.Excelentíssimo Senhor Presidente Lula,
O Brasil não precisa colocar a foz do Amazonas e toda sua margem equatorial em risco para exploração de petróleo. A transição energética não precisa de mais exploração de fósseis para acontecer, o governo gasta mais de R$ 80 bilhões de reais em subsídios para combustíveis fósseis, contra apenas R$ 18 bilhões para renováveis, o que comprova a falácia sobre utilizar petróleo para a transição energética
Enquanto presidente do Brasil, o senhor deveria se pronunciar a favor dos direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais, para proteger a nossa Amazônia e seus povos, mas estamos vendo um esforço contrário da sua parte.
Os povos indígenas, quilombolas e extrativistas da Amazônia não serão os fiadores que assumirão todo o risco dessa exploração predatória. Isso é um desrespeito aos direitos humanos das comunidades locais, incluindo o direito à terra, à água e à saúde.
2025 é o ano em que o Brasil pode se tornar referência global em liderança climática durante a COP30, mas o seu posicionamento é contraditório, senhor presidente. Pressionar pela aprovação de um projeto cheio de riscos socioambientais é trocar a garantia do nosso futuro por petróleo.
Presidente Lula, queremos uma Amazônia livre de petróleo e gás, queremos investimentos em matriz energética renovável, queremos uma transição energética justa e descentralizada, queremos políticas públicas adequadas. Não troque a Amazônia por petróleo!
Fontes:
1. Entidades indígenas e ambientais criticam aval de Lula para pesquisa na Margem Equatorial: 'Impactos irreversíveis'
2. Brasil mira descarbonização, mas segue subsidiando combustíveis fósseis
3. Lula defende que Ibama autorize explorar petróleo na Foz do Amazonas