À Sua Santidade, Papa Francisco:

O seu reconhecimento à ameaça que as mudanças climáticas representam, os esforços do Vaticano para se tornar o primeiro Estado neutro em emissões de carbono e a sua dedicação no cuidado à Criação nos dão grandes esperanças.

Clamamos para que o senhor use o poder de sua posição para dar um exemplo ao mundo. Pedimos para que o Banco do Vaticano retire todos os seus investimentos na indústria dos combustíveis fósseis, que está nos levando à crise climática, e também para que o Vaticano apoie publicamente o crescente movimento de retirar investimentos dos combustíveis fósseis.

Obrigado por sua liderança.

Assinado,

Olá !

Guardamos as suas informações de contato da última vez que você esteve por aqui. Por favor, clique no botão abaixo para continuar.

Últimas pessoas que assinaram:
Alceu Francisco Tabalipa Brazil
Alexandre Cardoso dos Santos Brazil
Flavio C S Conrado Brazil
Débora Haas Gastal Brazil
Alessandra Helena Schneider Salete Maria Schneider Brazil
Debora Haas de Souza Gastal Brazil
Debora Haas de Souza Gastal Brazil
Luis Fazendeiro Portugal
Angela M. Morettos dos Santos Brazil
Maira Spilack Brazil
Carina mattievich Brazil
Ramón Coira Luaces Spain
Gilson S. Souza Brazil
Silvia Calciolari Brazil
Debora Haas de Souza Gastal Brazil
Eduardo Izumino Brazil
Silvia Calciolari Brazil
Anna Katharina Schaub Switzerland
Ricardo Miranda Rodrigues Portugal
Juliana Santos Brazil
José Oliveira Portugal

Se é errado destruir o planeta, então também é errado lucrar com esta destruição.

O movimento para o desinvestimento dos combustíveis fósseis sempre defendeu um princípio moral fundamental: investir na indústria dos combustíveis fósseis é errado. As mudanças climáticas são injustas.

Estes são preceitos com os quais tanto cristãos quanto não-cristãos estão de acordo. Nos últimos dois anos, centenas de universidades, cidades e comunidades religiosas se manifestaram em apoio à retirada de investimentos dos combustíveis fósseis, pedindo às instituições para que alinhem seus investimentos a seus princípios morais e que mandem uma mensagem simbólica muito clara: as ações deste setor da indústria são incompatíveis com um planeta habitável, e nós somos contra isso.

Muitos líderes responderam a este chamado, e nos últimos meses instituições como o Unitário-Universalismo, a Igreja Unida de Cristo e o Conselho Mundial de Igrejas se comprometeram a retirar seus investimentos da indústria dos combustíveis fósseis. Em junho do ano passado, a Universidade de Dayton se tornou a primeira universidade católica a desinvestir.

A situação está mudando. Agora é hora de o Vaticano retirar seus investimentos.

Representando 1,2 bilhões de católicos e contando com o respeito de cristãos e não-cristãos, o Papa Francisco ocupa uma posição única em que pode somar tanto sua voz quanto seu poder moral em apoio ao movimento de desinvestimento dos combustíveis fósseis.

Nos próximos meses, o Papa Francisco planeja publicar uma encíclica, um dos documentos mais importantes de orientação da Igreja Católica, sobre o papel da humanidade no cuidado ao planeta Terra.

O Papa compreende a ameaça que as mudanças climáticas representam. Ele compreende o imperativo moral do cuidado à Criação. Ele compreende que se não fizermos nada, os impactos das mudanças climáticas serão terríveis e cairão com mais força sobre a parcela mais vulnerável da humanidade. Ele compreende que os seres humanos são responsáveis pela preservação do planeta – e da humanidade também.

Vamos pedir ao Papa Francisco para que torne o desinvestimento parte de sua argumentação moral.



English | Français | Español | Deutsch | Italiano 日本語 Polski | العربية