Ouça a canção: “People Power”, de Zap Mama, Talib Kweli, e muitos mais!

Sobre Radio Wave

Usaremos o poder da música e nossas vozes para levar o movimento climático às ondas do rádio. Músicos africanos compuseram uma música – “People Power” – que relata a realidade sobre as mudanças climáticas que estão afetando a África e nosso planeta e também nos chama à ação.

Envolva-se

Comece uma onda organizando uma entrevista com a sua rádio ou programa favorito:

Comece uma onda

Ondas do Rádio detectadas em 62 países.

Novidades

Ocupar as ondas do rádio

Caros amigos,

Estamos tomando as ondas do rádio, juntos.

Desde que começou, há 3 anos, a 350.org tem a reputação de ser inovadora, uma nova-mídia-esclarecida e coordenadora online de ações offline. A campanha na qual estamos prestes a convidá-lo a embarcar se encaixa nessa descrição, mas também nos reconecta com dois tipos antigos de mídia: nossas vozes e o rádio.

Durante duas semanas, começando no dia 21 de novembro, vamos liberar uma onda de transmissões de rádio por todo o mundo – que estamos chamando de “Ondas do Rádio” – e nela discutiremos tudo sobre o tema da crise climática e nosso crescente movimento. Queremos que as vozes de todos os organizadores locais – vocês – sejam as transmissoras dessas notícias!

Visite radiowave.350.org para participar.

Por que rádio e por que agora? Na verdade, é aqui onde minha terra entra.

Eu sou da África do Sul. E é aqui, numa cidade chamada Durban, onde delegações de governos de todos os lugares do planeta se reunirão para a 17º cúpula anual sobre mudanças climáticas da ONU, na última semana de novembro e primeira de dezembro. É também neste continente que enfrentamos as piores ameaças ocasionadas pelas mudanças climáticas e, essas ameaças, já se tornaram uma devastadora realidade para muitos. Foi a seca que provocou a fome no Chifre da África, um acontecimento cada vez mais frequente e que tende a piorar devido às mudanças climáticas. E não é só seca. Com inundações cada vez mais frequentes, aumento do nível do mar e estações geralmente imprevisíveis, dos 28 países que figuram na lista da ONU como os mais vulneráveis às mudanças climáticas, 22 estão na África.

Mas esta não é a única verdade que precisamos levar para as ondas do rádio, também temos histórias extremamente importantes de um movimento crescente para compartilhar – e temos música!

Assim sendo, não estamos pedindo para que você fale apenas sobre a vulnerabilidade da África às mudanças climáticas. Não, estamos convidando você para falar sobre o porquê de estarmos construindo um movimento popular bonito e criativo, sobre estarmos – ao redor do mundo – unidos, mesmo que em lutas locais. Com os países se reunindo aqui no continente africano não há melhor momento para elevar nossas vozes em uníssono através dos meios mais importantes por aqui: a rádio e a música.

Como preparação para as “Ondas do Rádio”, fizemos contato com alguns dos principais músicos africanos contemporâneos para criar uma música sobre as realidades climáticas que enfrentamos e sobre o movimento que estamos construindo em resposta. Depois de semanas de preparação e colaboração com músicos de outras partes do mundo, a música está pronta. Nosso objetivo agora é usar o poder da música e o poder das histórias do nosso movimento para criar uma onda de transmissões de rádio em todo o mundo, chamando nossos concidadãos a aderirem ao movimento e chamando os governos à ação.

Escute a nova música “People Power” e inscreva-se para participar das “Ondas do Rádio”: radiowave.350.org.

Criamos recursos e guias sobre como atingir as estações de rádio locais, algumas vinhetas, além de podcasts que você ou sua estação de rádio local podem utilizar se considerarem úteis. Você deve encontrar tudo o que precisa para ser parte das “Ondas do Rádio” no novo site: radiowave.350.org.

Estamos ansiosos para ouvir sua voz,

Samantha e toda equipe 350.org